Quatro maneiras fáceis e gratuitas de gerenciar logins e senhas

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Conheça e baixe utilitários que dão uma força a quem tem dificuldade de lidar com um grande número de passwords.

Nada mais chato e complexo do que ter de decorar nomes de usuários e senhas para todos os serviços a que temos acesso hoje em dia. 

Mas não há como negar a importância que tal política tem na manutenção da segurança de nossas informações online, sejam elas particulares ou as que usamos no trabalho. Por conta disso, aplicativos que gerenciam senhas são uma ótima ajuda para lidar com o número cada vez maior de contas e serviços eletrônicos com que temos contato diariamente.

Entretanto, aplicações stand-alone, ou seja, as que você instala no PC e funcionam apenas localmente, trazem uma limitação óbvia: só funcionam na máquina que estão instaladas. Mas também há solução para esse tipo de problema.

PC WORLD selecionou cinco ótimas ferramentas de gerenciamento de senhas que tanto podem ser portáteis (você pode carregá-las em um dispositivo pendrive, por exemplo) ou acessá-las pela web. Confira.

RoboForm: Este é um dos melhores gerenciadores de senhas disponível no mercado, gratuito para uso doméstico ou não comercial (30 dólares na versão paga). 

O RoboForm é capaz de lidar com senhas, informações de login, bem como dados pessoais e comerciais de forma a facilitar a navegação pela web. Uma vez cadastrados os dados, o software preenche informações exigidas pelos sites e serviços utilizados com apenas um clique.

Também traz um gerenciador de anotações – o Safenote –, que são gravadas em um banco de dados protegido, um gerador de senhas e um mecanismo de busca. 

Por meio do GoodSync.com, é possível sincronizar os arquivos gerados por ele em vários sistemas diferentes; fazer isso, porém, requer uma rede Windows, FTP ou acesso WebDAV. Em vez disso, utilize o gratuito FolderShare, da Microsoft, para sincronizar o diretório onde o RoboForm mantém os arquivos:Meus Documentos\My RoboForm Data\Default Profile

Qualquer novo arquivo que venha a ser criado será automaticamente transferido entre os PCs que compartilham tal diretório – mas é possível que você tenha de reiniciar o RoboForm para ver uma nova conta criada em outro computador.
> Clique aqui para fazer o download do RoboForm 

PassPack: O PassPack é um site que, após cadastro, envia um aplicativo (para o qual você cria uma senha que deve ser anotada) para criptografar suas informações de login para diversos serviços. 

Depois de salvar as informações, o Passpack envia de volta para os servidores do serviço seus dados (tudo criptografado) para que você possa ter acesso a eles depois, de qualquer máquina com acesso à web.

Por medida de segurança, o PassPack não salva a senha que você criou em seus servidores. Por isso, se esquecer... esqueça o acesso ao seu banco de senhas também.

Com o PassPack é possível fazer logon automático em sites que exigem isso, mas pode ser que você precise ensinar o software como fazer isso. Gratuito, o PassPack é capaz de lidar com até 100 logins diferentes, mas existe um serviço Premium (entenda-se pago), capaz de lidar com mais registros, se for necessário.
> Clique aqui para fazer o download do PassPack  

Password Hash: Outra opção gratuita e baseada em browser, mas que dá um tratamento diferente à segurança de suas senhas. Acrescente o add-on PwdHash (Password Hash) ao Firefox ou Internet Explorer e, ao pressionar F2 antes de digitar a senha (escolha uma e use sempre ela), o complemento gerará uma senha forte a partir de um cálculo matemático complexo, que combina a senha fornecida com o site que se está acessando.

O resultado é uma senha única (que você não precisa saber qual é, nem anotá-la) que será transmitida ao site em questão. 

Como isso funciona? Simples, o Password Hash gera sempre a mesma senha para o mesmo site (desde que você forneça a mesma senha inicial), mesmo que você esteja usando um browser diferente. 

Caso esteja em um PC no qual não possa instalar o add-on, vá ao site da PwdHash e execute um aplicativo para gerar a senha desejada.
> Clique aqui para fazer o download do Password Hash  

OpenID: Não seria ótimo poder usar uma conta única para acessar diferentes sites na web? Então vale experimentar o OpenID. 

Cadastre-se gratuitamente no site e escolha dentre os grandes serviços que já estão disponíveis; o pool de ofertas inclui sites como Flickr,Verisign e Yahoo.

Ao visitar um site que seja compatível com a tecnologia do OpenID, utilize as credenciais que você criou. Após uma verificação rápida, terá acesso ao serviço desejado. O problema é que o número de sites compatíveis com essa tecnologia ainda é pequeno.
> Clique aqui para acessar o OpenID  

Segurança no pendrive
Carregar as informações de logon de suas contas – acesso à rede corporativas, web banking, comércio eletrônico e tudo o mais no pendrive tem uma série de vantagens. Elas estarão com você (e acessíveis desde que o sistema onde elas serão utilizadas conte com pelo menos uma porta USB disponível) o tempo todo.

O maior inconveniente desse tipo de solução é que você terá de carregar mais um dispositivo. Além das chaves do carro, telefone celular, notebook, token de acesso bancário e tudo o mais, será necessário acrescentar mais um gadget à sua coleção.

E o que ocorre se você esquecê-lo em casa? Bem, terá de lembrar das senhas se quiser acessar o que está lá. E em caso de perda, além de perder os dados armazenados no dispositivo – daí a importância de fazer backup inclusive desses dados –, você terá de arcar com os custos do pendrive, que variam conforme a tecnologia usada.

Um modelo que ofereça recursos de biometria – por exemplo, o JetFlash 210, da Trancend, tem preço a partir de 199 reais. Uma solução mais avançada, mas que usa um dispositivo flash como suporte, é o ID Vault – custa cerca de 50 dólares, mais assinatura anual de 40 dólares. Antes de usá-lo em qualquer PC (é compatível com Vista e XP), é preciso baixar e instalar um software no sistema cliente.

Nele, serão cadastradas as informações referentes aos serviços que deseja que o ID Vault controle, que depois serão gravadas de forma segura no pendrive. Daí para frente, basta conectar o ID Vault em qualquer PC e um ícone será adicionado à bandeja do sistema.

Um duplo clique nele abre o software; selecione o site que se deseja acessar, forneça a senha mestra criada e o logon no serviço escolhido será feito para você.

0 Comments:

 

Produzido por Veve